O que são as taxas de listagem

As taxas de listagem são uma compensação que as grandes cadeias de distribuição exigem para a inclusão de produtos no mercado.  

A compensação pode ser acordada através de duas opções:

  • O valor absoluto: diferança entre os benefícios e os custos do produto em questão;
  • Por meio de percentual: varia com base no grau de cobertura que o distribuidor é capaz de assegurar, nos volumes a serem comercializados, na  popularidadeà da marca ou do produto e da posição nas prateleiras nos pontos de venda designados.

Os serviços de listing fees oferecem a segurança de posicionar o produto em uma determinada prateleira escolhida no ponto de venda, o distribuidor assume todos os riscos e as responsabilidades caso a venda do produto não seja bem-sucedida. Além disso, os produtos com listing fees estão incluídos nas despesas que o produtor deve arcar para utilizar as empresas da GDO como canal de distribuição.

Como inserir os produtos em listing fee?

Para inserir os produtos em listing fee, ao fornecedor é solicitado que pague uma contribuição para que seu produto inserido seja posicionado na prateleira. São verdadeiros filtros para determinar o target de mercado em que o preço pode variar dependendo do produto vendido.

Os supermercados se comprometem a expor os produtos para estimular os consumidores à compra do produto. Eles brincam com o elemento visual de uma pessoa e é uma verdadeira estratégia de marketing que atrai o olhar do cliente.

Se um produto é posicionado no alto ou na entrada de um supermercado, é notado mais do que outros que estão posicionados em diferentes lugares.

São exatamente as comissões pagas pelas empresas produtoras que permitem ao produto acessar as prateleiras dos supermercados; com base na cota paga, o produto é posicionado no ponto de venda. Não existe um único mecanismo de listing fee, depende dos acordos firmados entre produtores e distribuidores.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.