O que são royalties

Com o termo royalty indica-se o direito do titular de uma patente ou propriedade, de obter o pagamento de uma quantia em dinheiro por parte do beneficiário que usufrui do licenciamento e o utiliza para fins comerciais.  

Em essência, concede a utilização de patentes, marcas e processos de fabricação, para a venda de produtos e a entrada em novos mercados, cedendo os direitos de exploração, comercialização e fabricação de produtos.

Como funcionam as royalties?

As royalties são caracterizadas por dois fatores:

  • O lucro: a receita líquida da empresa;
  • O custo de produção: custos que a empresa deve arcar para realizar a produção de bens e serviços, com o interesse de conter ao máximo os custos, porque o lucro nasce da diferença entre as receitas e os custos.

Quando falamos de royalties, falamos de uma porcentagem fixa de ganho, que chega a cerca de 30%, mas em casos excepcionais pode variar dependendo do tipo de contrato celebrado. Neste caso, pode ser parcelado.

O valor das parcelas pode ser determinado por uma porcentagem sobre o preço de venda, que pode ser no atacado ou no varejo e é estabelecido sobre o ganho unitário ou sobre o custo de produção. 

É uma forma de compensação em que a empresa é remunerada através da porcentagem sobre o faturamento referente ao produto. Para a utilização dos direitos de venda, a empresa que adquire a concessão para uso industrial deve celebrar um acordo comercial denominado “acordo de licença” ou também chamado "licenciamento".

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.