O que são os eventos

Os eventos são manifestações públicas ou privadas que são organizadas para fins comerciais, ou seja, para apresentar ou promover um produto ou serviço e suscitar interesse por parte do cliente.

É definida como uma “alavanca de marketing” com o objetivo de ter uma reação positiva do cliente em relação a:

  • Um produto
  • Uma marca
  • Um serviço
  • Um contato
  • Um espetáculo

Normalmente, esses eventos escolhem direcionar as promoções ao seu público-alvo específico para uma comunicação mais eficaz, reunindo um grande público através de exposições ou espetáculos.

Pode-se distinguir quatro tipos de evento:

  • Eventos de comunicação de marketing: têm o objetivo de fazer conhecer o produto e promovê-lo através de eventos musicais esportivos ou culturais.
  • Eventos de comunicação institucional: onde a empresa propõe melhorar sua imagem através de congressos ou conferências.
  • Eventos de comunicação interna: reuniões e convenções para estimular as vendas, ou festas empresariais para melhorar as relações com o pessoal.
  • Eventos de comunicação econômico-financeira: onde a empresa deseja obter credibilidade na comunidade financeira por meio de eventos recreativos, culturais e sociais.

Como organizar um evento?

Para organizar um evento é necessário seguir passos muito simples:

  • Saber para qual propósito está organizando um evento: para organizar um bom evento você deve ter certeza dos objetivos que deseja alcançar.
  • Entender a quem direcionar seu evento: depois de estabelecer seus objetivos, comece a entender a quem se destina seu evento, e portanto qual é seu público-alvo ideal.
  • Escolher o local ideal: existem locais para reuniões, locais para grandes congressos, locais para casamentos ou eventos de todos os tipos. O local é muito importante para organizar um evento de sucesso, e também é muito importante organizar eventos com locais temáticos do produto ou serviço que você deseja promover.
  • Definir seu orçamento: É muito importante definir seu orçamento e contar com a ajuda dos financiamentos dos patrocinadores.
  • Entender como conseguir promover seu evento: para fazer algo simples, envie convites que consigam convencer as pessoas a participar do seu evento. Você pode escolher entre:
    • Convite impresso
    • Boca a boca
    • Convite digital
  • Como tornar seu evento memorável: Agradecer sempre ao final do evento os participantes que dedicaram seu tempo a você, ou até mesmo envolver o público com um videomaker que documente o evento.

Aprofundamentos

Um evento com uma estratégia de marketing bem estruturada è capaz de ser um veículo promocional eficaz graças à possibilidade de criar empatia entre a marca e os usuários, a criação de um evento è uma ferramenta muito importante quando o inserimos nas atividades de promoção e comunicação.

Um evento bem feito traz muitos benefícios para a empresa, podemos lembrar:

  • Cria valor: ou seja, valorizando a imagem de uma empresa, produto ou serviço.
  • Gera popularidade: ou seja, melhorar o posicionamento de uma empresa ou produto, difundindo a imagem que se deseja transmitir.
  • Consegue ter uma comunicação versátil: ou seja, que se adapta a cada necessidade comunicativa.
  • Atinge seu público-alvo.
  • Crea empatia com o produto: ou seja, permite ao público participar de forma real do evento criando, portanto, uma experiência de alto conteúdo emocional.
  • Crea lucro: ou seja, é capaz de gerar novos fluxos (turísticos, de vendas, etc...).
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.