Os eventos são manifestações públicas ou privadas que são organizadas para fins comerciais, ou seja, para apresentar ou promover um produto ou serviço e suscitar interesse por parte do cliente.
É definida como uma “alavanca de marketing” com o objetivo de ter uma reação positiva do cliente em relação a:
- Um produto
- Uma marca
- Um serviço
- Um contato
- Um espetáculo
Normalmente, esses eventos escolhem direcionar as promoções ao seu público-alvo específico para uma comunicação mais eficaz, reunindo um grande público através de exposições ou espetáculos.
Pode-se distinguir quatro tipos de evento:
- Eventos de comunicação de marketing: têm o objetivo de fazer conhecer o produto e promovê-lo através de eventos musicais esportivos ou culturais.
- Eventos de comunicação institucional: onde a empresa propõe melhorar sua imagem através de congressos ou conferências.
- Eventos de comunicação interna: reuniões e convenções para estimular as vendas, ou festas empresariais para melhorar as relações com o pessoal.
- Eventos de comunicação econômico-financeira: onde a empresa deseja obter credibilidade na comunidade financeira por meio de eventos recreativos, culturais e sociais.
Como organizar um evento?
Para organizar um evento é necessário seguir passos muito simples:
- Saber para qual propósito está organizando um evento: para organizar um bom evento você deve ter certeza dos objetivos que deseja alcançar.
- Entender a quem direcionar seu evento: depois de estabelecer seus objetivos, comece a entender a quem se destina seu evento, e portanto qual é seu público-alvo ideal.
- Escolher o local ideal: existem locais para reuniões, locais para grandes congressos, locais para casamentos ou eventos de todos os tipos. O local é muito importante para organizar um evento de sucesso, e também é muito importante organizar eventos com locais temáticos do produto ou serviço que você deseja promover.
- Definir seu orçamento: É muito importante definir seu orçamento e contar com a ajuda dos financiamentos dos patrocinadores.
- Entender como conseguir promover seu evento: para fazer algo simples, envie convites que consigam convencer as pessoas a participar do seu evento. Você pode escolher entre:
- Convite impresso
- Boca a boca
- Convite digital
- Como tornar seu evento memorável: Agradecer sempre ao final do evento os participantes que dedicaram seu tempo a você, ou até mesmo envolver o público com um videomaker que documente o evento.
Aprofundamentos
Um evento com uma estratégia de marketing bem estruturada è capaz de ser um veículo promocional eficaz graças à possibilidade de criar empatia entre a marca e os usuários, a criação de um evento è uma ferramenta muito importante quando o inserimos nas atividades de promoção e comunicação.
Um evento bem feito traz muitos benefícios para a empresa, podemos lembrar:
- Cria valor: ou seja, valorizando a imagem de uma empresa, produto ou serviço.
- Gera popularidade: ou seja, melhorar o posicionamento de uma empresa ou produto, difundindo a imagem que se deseja transmitir.
- Consegue ter uma comunicação versátil: ou seja, que se adapta a cada necessidade comunicativa.
- Atinge seu público-alvo.
- Crea empatia com o produto: ou seja, permite ao público participar de forma real do evento criando, portanto, uma experiência de alto conteúdo emocional.
- Crea lucro: ou seja, é capaz de gerar novos fluxos (turísticos, de vendas, etc...).
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.