O que são os referrals

O referral é o link de uma página web que remete ao seu site, é uma espécie de boca a boca digital que faz com que falem de você, em outros sites.

O referral nasce com o objetivo de promover o seu site web através de colaborações, mais ou menos estruturadas, com um cliente ou colaborador que insere o link para o seu site (em troca de uma compensação econômica ou não).

O que é o referral marketing

Essa técnica é basicamente uma verdadeira estratégia de marketing que traz tráfego para o seu site web.

O site de origem é definido como referrer e hospeda o seu link (o referral link), graças a um acordo econômico que gera uma compensação no momento do clique no link, ou como troca recíproca de links (você também hospedará um link da outra pessoa).

O que é um programa de referral

Define-se programa de referral, aquela colaboração com fins lucrativos onde o referral (o indivíduo que já está inscrito no programa) dá uma porcentagem ao inscrito inicial (uma comissão pelas vendas geradas por aquele link). Essa contraprestação é definida como taxa de referral.

No marketing de referral, também existem colaborações gratuitas de referral como aquelas entre colaboradores e colegas que não preveem comissões econômicas e, na verdade, baseiam-se na ajuda mútua e na troca dos próprios links. Essa forma gratuita de marketing de referral fundamenta-se nos sites de referral, os sites onde se inserem os links de destino.

Diferença entre programa de referral e programa de Afiliados

Se, como dito, o programa de referência pode ser sem fins lucrativos ou prever uma compensação entre as duas partes, fazem parte de um programa de referência aquelas ações em que já existe uma relação de colaboração entre as partes que leva à relação de referência e a confiança entre as partes muitas vezes é fundamental.

Os programas de afiliação, por outro lado, são sempre com fins lucrativos e preveem relações mais complexas entre as partes.

Não há, portanto, uma relação entre as duas partes, mas sim um relacionamento subordinado em que quem insere o link específico em seu site é pago pela empresa ou pelo profissional, quando o usuário clica ou compra um produto daquele determinado link.

Existem programas de afiliação também entre importantes empresas e os particulares, como o programa de afiliação da Amazon, só para dar um exemplo.

A Amazon disponibiliza um programa onde o usuário pode se inscrever, inserir links específicos em seu site e, se o usuário comprar na Amazon através desse link, ele recebe uma porcentagem sobre as vendas. 

Existem diferentes modalidades de afiliações (comissionadas sobre a venda ou apenas pelo clique), mas, em todo caso, é fundamental a relevância da entidade que oferece a possibilidade de ganho (o merchant), bem como o aumento progressivo dos inscritos.

Quem faz Affiliate marketing, também investe muito nas comissões oferecidas pela inscrição de novos participantes no próprio programa de afiliação. 

Até os merchants como Dropbox ou Wish e muitos outros, implementam estratégias que oferecem vantagens ou comissões se novas pessoas forem convidadas para o programa e se inscreverem.

O referral é uma poderosa ferramenta para aumentar o tráfego do seu site, enquanto a afiliação é uma estratégia concreta de ganho confiada à estrutura de entidades terceiras e à sua notoriedade.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.