Os stakeholders são usuários e grupos de pessoas ou atividades que têm os mesmos interesses relacionados à empresa.
Antigamente, especialmente na economia, os stakeholders eram definidos como as entidades que, de fato, davam impulso à empresa: como os funcionários, os sócios financiadores e os fornecedores.
Atualmente, o conceito de stakeholder relacionado às áreas de marketing vê uma definição de maior amplitude.
Tipos de stakeholders
Existem, portanto, vários tipos de stakeholders:
- Stakeholders internos e externos: enquanto os funcionários são stakeholders internos, os fornecedores e outras entidades que veremos a seguir são definidos como stakeholders externos.
- Stakeholders adormecidos ou latentes: são possíveis stakeholders que devem ser monitorados particularmente pela empresa, uma vez que ainda não estão completamente envolvidos no processo produtivo, mas em breve poderão se tornar (por exemplo, um fornecedor ainda não pago, que poderia dar má reputação à empresa ou até mesmo ir por vias legais)
- Stakeholders emergentes ou reguladores: os stakeholders reguladores são aqueles que influenciam a visão da marca e distorcem sua imagem. São exemplos de stakeholders reguladores ou emergentes os meios de comunicação, os lobbies ou grupos de poder e pressão e, por fim, a opinião pública. Também são stakeholders emergentes outros atores ligados à empresa, como concorrentes e parceiros.
Diferenças entre stakeholder e shareholder
Se o stakeholder è uma entidade que pode modificar a ideia da sua marca, o shareholder, por outro lado, detém ações do mercado da própria empresa, sendo os acionistas da companhia.
Os shareholders têm, com base no valor das ações do seu investimento, mais ou menos poder decisório nas dinâmicas empresariais. Também são definidos como shareholders os institutos bancários que concedem empréstimos à empresa e os futuros investidores.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.