Neste artigo veremos como usar o plugin Extra Fields Manager, que permite adicionar campos personalizados (um input, uma textarea, etc…) em qualquer seção do seu ambiente Framework 360, como por exemplo na área de clientes ou na área de vendas.
Passo 1: Vamos instalar o plugin “Extra Fields Manager”
Primeiro, clique na opção “Personalização” e depois na opção “Plugins” presentes na barra lateral à esquerda do nosso ambiente Framewok360. Uma vez dentro da seção “Plugins”, procure o plugin “Extra Fields Manager” no campo de pesquisa e instale-o.
Passo 2: Adicionamos um novo campo personalizado
Após instalar o plugin “Extra Fields Manager”, poderemos acessar a seção relativa às preferências do plugin para gerenciar as configurações de cada campo que desejamos adicionar. Para acessar as preferências, devemos clicar na opção “ Preferências do Plugin” e depois na opção “Gerenciador de Campos Extras”, presente na barra lateral à esquerda do nosso ambiente Framewok360.
Dentro da tela de personalização, notaremos que à esquerda estão replicadas todas as opções da barra lateral do nosso ambiente, não precisamos fazer nada além de nos posicionar na opção onde queremos inserir nosso item personalizado.
Depois de nos posicionarmos na opção, na parte direita da tela aparecerão os comandos para adicionar nosso campo personalizado.
Nesta seção será solicitado que você insira o nome do campo, a tipologia e outras opções.
As tipologias de campo que você pode adicionar são as seguintes:
- Input: um campo de texto livre onde você pode inserir qualquer tipo de conteúdo
- Número: um campo numérico
- Checkbox: um campo de múltipla escolha com uma ou mais opções
- Textarea simples: um campo de texto mais amplo onde você pode inserir texto
- Textarea avançada: um campo de texto com um editor visual que permite adicionar elementos como negrito, sublinhado e outros
- Construtor Visual: um campo que permite usar o mesmo construtor visual das páginas web e das landing pages para criar conteúdos personalizados
- Imagem única: um campo que permite carregar uma imagem do seu computador ou da biblioteca de mídia
- Galeria: um campo que permite carregar mais imagens e criar uma galeria
- Arquivo: um campo que permite carregar qualquer tipo de arquivo, como por exemplo um PDF
- Vídeo: um campo que permite inserir um vídeo
- Data: um campo que permite inserir uma data usando um calendário
Dentro da seção “Traduções” você também pode decidir se tornar o campo traduzível ou não. Para saber especificamente como fazer as traduções, convido você a consultar o tutorial dedicado clicando aqui.
Por fim, dentro da seção “Visualização” você pode decidir se exibir o campo em outras seções do seu ambiente.
Uma vez concluída a configuração do campo, clicando no botão verde "Adicionar campo" na parte inferior direita, você salvará o campo e o encontrará na seção do ambiente onde decidiu inseri-lo inicialmente.
Exemplo: Adicionar o campo "Setor da empresa" na ficha do cliente
Vamos agora ver um exemplo de campo que poderíamos adicionar dentro do nosso ambiente: suponhamos que queremos adicionar um campo que nos permita inserir o setor de atividade da empresa de cada cliente que registramos no nosso ambiente Framework 360. Para fazer isso, devemos seguir os seguintes passos:
- Acesse as preferências do plugin clicando na opção “Preferências do Plugin” e depois na opção “Gerenciador de Campos Extras”, presentes na barra lateral à esquerda do nosso ambiente Framewok360.
- Dentro da tela de personalização, como mencionado anteriormente, notaremos que à esquerda estão replicadas todas as opções da barra lateral do nosso ambiente, selecionamos a opção “Clientes”.
- Agora vamos para a parte direita da tela e insira dentro da opção “Nome Campo” o nome “Setor da empresa”.
- Inserimos a tipologia de campo, no nosso caso inseriremos “Input”.
- Definimos o campo como “Não traduzível”.
- No interior da opção "Visualização”, selecionamos a opção “Dados de faturamento", isso nos permitirá ver o setor da empresa também sob a opção “Dados de faturamento” no momento em que um cliente faz um pedido em nosso site.
- Uma vez salvo o campo se nos dirigirmos à seção “Clientes” da barra lateral do nosso ambiente e clicarmos em um cliente, dentro do cadastro encontraremos uma nova aba chamada “Campos adicionais”, onde estará presente a opção “Setor da empresa” na qual poderemos inserir o setor da empresa do cliente, como mostrado na figura seguinte. Por exemplo, se temos um cliente chamado Hotel Milano, poderemos inserir como setor da empresa "Turístico" ou "Hotel".
Isso nos ajudará a manter o controle das informações personalizadas que consideramos importantes para nossa atividade, caso essas informações já não estejam presentes no ambiente padrão.