Dentro deste guia, vamos ver como funciona o módulo A/B Test e como é possível criar testes A/B com o Framework360.

 

O que é um A/B Test?

Os testes A/B são experimentos através dos quais testamos duas variantes; um exemplo pode ser testar duas Headlines da nossa Página Inicial para entender qual das duas converte melhor.

 

Passo 1: Vamos inserir o bloco Test A/B

Para poder testar, como supomos anteriormente, duas Headlines diferentes para a nossa Página Inicial, devemos ir ao menu principal do Framework360 e seguir os seguintes passos:

Sítio Web > Páginas > Página Inicial

Uma vez dentro da Página Inicial, através do Visual Builder do Framework360, vamos inserir o bloco Test A/B na seção que queremos testar.

Uma vez inserido o bloco Teste A/B, vamos definir dentro dele os vários blocos a serem testados.

Primeiro, vamos dar um nome aos vários blocos e, em seguida, através do botão Modificar conteúdo , vamos definir o conteúdo dos blocos.

Uma vez definidos nossos blocos a serem testados, o sistema automaticamente fará exibir em rotação tais blocos na nossa página.

Para nos entendermos melhor, se nós realizarmos esse tipo de teste em uma página que estamos patrocinando, o primeiro visitante que entrar na nossa página verá a primeira Headline, o segundo verá a segunda Headline, o terceiro verá a primeira Headline e assim por diante. Isso nos permitirá compreender qual das duas Headline converterá melhor, ou seja, qual das duas Headline tornará nosso visitante mais inclinado a realizar a ação de conversão que desejamos.

 

Passo 2: Visualizar as estatísticas do Teste A/B

Para poder visualizar as estatísticas sobre o comportamento dos usuários recebidas durante o teste, não precisamos fazer nada além de ir ao menu principal do Framework360 e seguir os seguintes passos:

Sitio Web > Teste A/B

Dentro desta seção encontraremos a lista de todos os blocos de Teste A/B que criamos. Para visualizar suas estatísticas, basta clicar no bloco de nosso interesse.

Além disso, o Framework360 para facilitar a leitura dos dados marca cada parâmetro analisado de verde para o bloco que obteve os melhores resultados e de vermelho para o bloco que obteve os piores resultados.

Por fim, é oportuno especificar que se estiver presente dentro da página onde está ocorrendo o A/B Test um objetivo de um nosso projeto de Web Tracking, dentro dos dados do A/B Test poderemos ver quantas vezes aquele objetivo foi alcançado com um bloco e quantas com o outro. Se você quiser conhecer melhor o que pode realizar com a seção de Web Tracking, convido-o a consultar o guia dedicado clicando aqui.

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