Neste tutorial, vamos ver como rastrear o scroll de uma página web utilizando o Framework360. Com o scroll de uma página web, entendemos a ação que os visitantes realizam ao rolar a página para ler seu conteúdo.
Para rastrear a ação de scroll da página com o Framework360, não é obrigatório ter um site construído sobre o Framework 360, pois é possível integrá-lo também com plataformas de terceiros, como por exemplo Wordpress. No entanto, o rastreamento é muito mais preciso se utilizarmos a mesma plataforma.
Passo 1: Criamos um projeto de rastreamento
Primeiro, precisamos acessar o back office do Framework360 e ir na barra lateral à esquerda na opção "Rastreamento" e depois "Rastreamento Web".
A este ponto, clicando no botão no canto superior direito “Adicionar”, iremos criar um novo projeto de rastreamento.
Uma vez dentro da tela de edição do projeto na seção “Dados do projeto”, iremos inserir o nome do projeto de rastreamento como, por exemplo, o nome do site que desejamos rastrear e, na opção “Domínios Permitidos”, o domínio do site que desejamos rastrear. Se quisermos utilizar um domínio externo, devemos selecionar a opção “Inserir um domínio externo” e inserir o domínio.
Dentro da seção “Dados de rastreamento”, por sua vez, o Framework360 nos dá a possibilidade de conectar os softwares de rastreamento das várias plataformas publicitárias, como por exemplo o Pixel do Facebook.
Uma vez conectados os softwares de rastreamento, salvando o projeto abrirão dentro da tela de edição do projeto mais duas abas: Objetivos e Estatísticas.
Dentro da aba “Objetivos” encontraremos as diferentes ações de rastreamento que a plataforma nos oferece, neste tutorial nos concentraremos na ação de “Scroll página”. Na aba “estatísticas”, por outro lado, poderemos visualizar os dados relativos aos eventos que estamos rastreando, os dados são atualizados em tempo real quando o evento ocorre.
Se você quer conhecer especificamente todas as funcionalidades do módulo “Web tracking” do Framework360, pode consultar o tutorial dedicado clicando aqui. Dentro deste tutorial, como mencionado anteriormente, vamos abordar o funcionamento do objetivo “Scroll página”.
Passo 2: Habilitamos a ação de “Scroll página”
Para habilitar a ação que nos permite rastrear o scroll das páginas do nosso site web, vamos dentro da aba “Objetivos” e clicamos no botão “Ativar” relativo à ação “Scroll página”, como mostrado na figura seguinte:
A este ponto, abrirá uma caixa onde podemos definir as configurações do objetivo.
Dentro da opção “Percentagem mínima de rolagem”, iremos inserir a percentagem de rolagem da página que o usuário deve realizar para que a ação seja rastreada. Ao lado, poderemos habilitar a opção “Rastrear apenas uma vez por sessão”, que permitirá rastrear apenas a rolagem da primeira página que o visitante verá; portanto, se este último visitar outras páginas do nosso site, estas não serão rastreadas.
Dentro das opções “Evento” e “
Valor do evento” vamos inserir o nome que desejamos dar ao ‘evento de rolagem da página e um eventual valor personalizado que será atribuído ao ‘evento, a inserção do valor personalizado não é obrigatória.Ativando a opção “Rastreamento de terceiros” permitiremos que o sistema envie o evento rastreado também para os softwares de rastreamento das várias plataformas publicitárias que teremos inserido dentro do projeto, como por exemplo o Pixel do Facebook; uma vez ativada a opção “Rastreamento de terceiros” abrirá uma caixa que nos permitirá escolher a quais plataformas, entre aquelas inseridas dentro do projeto, enviar o evento e qual nome e eventual valor atribuir ao evento.
Depois de completar a configuração das definições, podemos clicar no botão no canto superior direito “Salvar” para salvar as modificações do projeto.
Passo 3: Rastreamento dos dados
Depois de habilitar a ação de “Scroll da página”, como explicado no passo anterior, sempre que um usuário rolar as páginas do nosso site, o sistema enviará a ação às plataformas publicitárias que definimos e reportará a ação dentro da aba “Estatísticas” do nosso projeto de rastreamento.
Além disso, clicando no olho à direita do evento, como mostrado na figura seguinte, teremos também a possibilidade de ver dados analíticos adicionais sobre o evento, incluindo o navegador que foi utilizado pelo visitante, o dispositivo (desktop, tablet ou smartphone), o sistema operacional (windows, apple ou android), o horário da conversão, etc.